quarta-feira, 27 de abril de 2011



                                       Não finja que não está acontecendo...o tempo é agora, ou será seu fim...tire a venda dos olhos!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Consequências...

 Ontem dia 25/04, o Rio de Janeiro passou por estado de caos intenso. Uma pessoa morreu afogada por enchente no centro da cidade, várias pessoas que saíram de seus trabalhos, faculdades e etc, em média as 21:00 só conseguiram chegar na baixada fluminense as 07:00 da manhã de hoje(26/04/2011), os índices mostram que em algumas áreas choveu o equivalente para quarenta (40) dias.
 Ai você deve está se perguntando, talvez, por que Deus permite acontecer uma coisa dessas, ou por que o prefeito da cidade ou o governo não toma providências pela situação caótica do Rio de Janeiro e de outras cidades! Bom... na verdade a culpa é toda sua, que acha que tudo que se joga no chão vai sumir e sua consciência fica tranquilinha com isso, pois bem meus queridos o saquinho de pioca ou qualquer tipo de lixo que se joga nas vias públicas têm que ir p/ algum lugar não é verdade?! Então...eles vão direto para os bueiros e bocas de lobo que posteriormnete se encontrarão entupidas pelo seu digníssimo lixo que "desapareceu" da sua consciência...por que é só da sua consciência mesmo que ele some, até que se perda um parente querido ou um amigo bem próximo é que vão dar importância para o meio ambiente. Você também deve estar se perguntando o que tem haver o meio ambiente com as cidades e vias urbanas! Porém sinto lhe informar que a sua visão de meio ambiente está  muito restrita...meio ambiente é o meio em que as espécies vivem e já que o homem é uma espécie o meio urbano, rural e seja lá qual for o lugar que você habite é o seu meio ambiente e você precisa cuidar dele, do contrário você e todos ae seu redor vão acabar sofrendo algum tipo de reação natural ou não natural, por consequêcias de nossos atos.
 Então se liga e abra a mente!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Não se cale!

Como Denunciar Maus Tratos
Art. 32 da Lei Ambiental: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
Constantemente nos deparamos com situação de maus tratos contra animais domésticos ou não. Lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas, sem qualquer condição de higiene, cães presos em correntes curtas o dia todo, proprietários que batem covardemente em seus animais ou os alimentam de forma precária, levando o animal à inanição, cavalos usados na tração de carroças que são açoitados e em visível estado de subnutrição... Estes são exemplos típicos.
No entanto, há aquelas situações em que sabemos que o animal está sofrendo, mas a caracterização de maus-tratos é subjetiva. Por exemplo, seu vizinho deixa o cão preso o dia todo num quintal pequeno, sem abrigo, sozinho, latindo sem parar... Para a maioria das pessoas, isso pode ser caracterizado como 'maus-tratos', mas pode ser perfeitamente normal para o dono do animal... O sacrifício de animais em rituais religiosos ou seu uso em rodeios, circos e touradas pode ser normal para quem pratica, mas uma barbaridade para quem entende que esses animais são submetidos a situações de estresse ou sofrimento.
Um outro exemplo de como a caracterização de maus-tratos pode ser interpretada de maneiras diferentes, a lei prevê que o abandono do animal é crime. Sim, aquelas pessoas que abandonam ninhadas ou mesmo seus cães idosos, cegos ou doentes, estão ferindo a lei. Idem para a prática de experimentos científicos que incorram no sofrimento do animal.
Como Denunciar
Maus-tratos é crimes previsto em Lei Federal e a ninguém é permitido alegar desconhecimento da Lei, principalmente policiais. Sabendo das dificuldades da Polícia, devemos sempre auxiliar, mas sem abrir mão do atendimento adequado.
Se for sugerido o encaminhamento da denúncia às associações de proteção e bem-estar animal, lembre-se de que estas instituições não têm poder de polícia, que é atribuição exclusiva dos órgãos governamentais, sejam eles administrativos ou judiciais.
Os procedimentos e atuação cabíveis nos casos de maus tratos estão previstos no art. 32 da Lei Federal nº 9.605/98 - Lei dos Crimes Ambientais, que prevê pena de 3 (três) meses a 1(um) ano de detenção para aquele que praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animal doméstico, domesticado, silvestre nativo ou silvestre exótico.
Por se tratar de crime, a situação pode e deve ser noticiada nos Distritos Policiais, que são competentes para receber a notícia-crime, sendo indicado procurar o mais próximo do local em que o crime ocorreu.
Por dar início a um procedimento investigativo, é importante que aquele que faz a denúncia dê elementos que possam auxiliar na investigação, já que a finalização positiva só ocorrerá se houver comprovação da materialidade (justamente os vestígios deixados pelo crime) e indícios de autoria.
Sendo assim e já que todos os meios de prova idôneos podem ser admitidos, é importante ter o nome de algumas pessoas que viram, ouviram ou que saibam algo que possa esclarecer os fatos (prova testemunhal).
Para comprovar a denúncia, podem ser apresentadas provas documentais como fotos, filmagens etc.
Em caso de morte, o corpo do animal deve ser periciado (exame necroscópico).Em caso de envenenamento, por exemplo, além do laudo necroscópico será preciso o exame toxicológico, sempre emitido por veterinário.
Se não se sentir adequadamente atendido, noticie você mesmo o crime, redigindo e protocolando no cartório da Delegacia.
Se ainda assim o atendimento for deficiente, comunique-se com o Ministério Público, por escrito, através das Promotorias Criminais ou Promotoria de Meio Ambiente, que além de exercerem controle externo, também são competentes para receber informações sobre o fato e a autoria e elementos de convicção (art. 27 do Código de Processo Penal).
Não se cale!
Polícia Militar - (190)
(através desse número você pode obter telefones e endereços de todos os distritos policias)
Ministério Publico- (0xx15)3228-6185 e (0xx15)3228-6700 - Sorocaba
Faça o download do modelo e orientação para preenchimento da notícia crime e do documento "Notícia Crime".
Fonte de Consulta:
Instituto Nina Rosa - www.institutoninarosa.org.br
Lei de Crimes Ambientais
Brasil
- Lei 9605/98

  • Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
  • Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
  • Parágrafo 1º - Incorre nestas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
  • Parágrafo 2º - A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.




http://www.fasprotecaoanimal.org.br/denun_maus_tratos.asp

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Notícia boa...será?

 Estudiosos dizem que o fim das geleiras do Ártico não será mais no prazo de 2013 e sim em 2016. Bom...se isso é uma notícia boa eu não sei( na verdade não muda em nada), a realidade é que uma desestabilidade climática ocorrerá e isso, "o prazo ter se estendido", não vai mudar em nada a relidade que estamos vivendo hoje, um caos ecológico que influenciará e muito no futuro de todos!
 Todos serão afetados tanto pobres qnto ricos... mas agora eu pergunto...será que isso comove vc? não? sinto muito, mas deveria! o seu futuro depende do meio ambiente como um todo e não em partes, todo o meio ecológico está intimamente ligado como em uma teia...outras catástofres aconteceram e vc ainda não vai ligar até que alguém próximo a vc morra por isso, e mesmo assim é bem capaz de vc ainda culpar a natureza por isso! vamos nos preocupar com o  que temos hoje e tentar preservá-lo para que  no futuro todo sofrimento seja mais brando, pois este é inevitável!

terça-feira, 5 de abril de 2011

O planeta chora...a vida da Terra está em nossas mãos!




A criação Geme em dores de parto?! clichê? Pura verdade!

Teste sua consciência...vc passaria?

Belo MOnte...saiba as últimas notícias!


OEA pede que Brasil suspenda Belo Monte, e governo se diz 'perplexo'
"Vista aéra do rio Xingu"
Itamaraty se disse 'perplexo' por questionamentos a Belo Monte
A OEA (Organização dos Estados Americanos) pediu ao Brasil a 'suspensão imediata' do processo de licenciamento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), provocando 'perplexidade' no governo brasileiro, segundo nota do Itamaraty.
Em documento de 1º de abril, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA solicita que 'se impeça qualquer obra de execução até que sejam observadas condições mínimas'.
Entre essas condições estão uma nova consulta com as comunidades indígenas locais, que devem ter acesso a um estudo do impacto socioambiental da obra, e a adoção de 'medidas vigorosas para impedir a disseminação de doenças' entre os índios.
O documento, divulgado nesta terça-feira por ONGs que se opõem à hidrelétrica, é assinado por Santiago Canton, secretário-executivo da comissão de direitos humanos.
Trata-se de uma resposta à denúncia encaminhada em novembro passado pelas ONGs e pelas comunidades indígenas locais, que alegam não terem sido consultadas 'de forma apropriada' sobre a hidrelétrica, que causaria 'impactos socioambientais irreversíveis' em suas vidas.
Em nota divulgada nesta terça-feira, o Itamaraty diz que as solicitações da OEA são 'precipitadas e injustificáveis', alegando que os aspectos socioambientais estão sendo observados com 'rigor absoluto', que a obra cumpre as leis brasileiras e que foi submetida a avaliação técnica.
'Sem minimizar o papel que desempenham os sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos, o governo brasileiro recorda que o caráter de tais sistemas é subsidiário ou complementar, razão pela qual sua atuação somente se legitima na hipótese de falha dos recursos de jurisdição interna', diz a nota.
Penalidades
Por conta da denúncia, a comissão de direitos humanos da OEA solicitou ao Brasil informações sobre o processo de licenciamento de Belo Monte, consulta à qual o país respondeu.
Segundo especialistas, não há penalidade imediata se o Brasil não seguir a recomendação da OEA. Mas, em tese, o país é instado a seguir as orientações como um reconhecimento da legitimidade da organização, diz Paulo Brancher, professor de direito internacional público da PUC-SP.
Se a recomendação não for seguida pelo Brasil, o caso pode ser levado para a Corte Interamericana da OEA - nesse caso, a decisão seria vinculante, explica Oscar Vilhena, professor da FGV e também especialista em direito internacional.
O desfecho do caso na corte é nebuloso por envolver violações de direitos humanos em potencial, ainda não cometidas, diz Brancher. Mas Vilhena ressalta que a Corte Interamericana costuma se alinhar às recomendações da Comissão de Direitos Humanos.
A assessoria de imprensa da Norte Energia, consórcio responsável pela usina, não se manifestou sobre a recomendação da OEA, dizendo que ela deve ser tratada 'no âmbito do Estado', mas agregou que as obras complementares à usina, como a construção de escolas e centros de saúde nos arredores de Belo Monte, estão prosseguindo normalmente.
O início da construção da usina é previsto para este mês, segundo a assessoria, quando é esperada a licença ambiental definitiva do Ibama.
Batalhas judiciais
A construção da hidrelétrica - obra do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), do governo federal - já enfrentou diversas batalhas judiciais.
Seu leilão foi suspenso duas vezes antes de finalmente ser concretizado, em abril de 2010.
Em fevereiro passado, a Justiça Federal do Pará havia derrubado a licença ambiental que prevalecia até então por considerar que a Norte Energia não havia cumprido precondições para o início da construção.
Em 3 de março, Tribunal Regional Federal permitiu que a obra fosse retomada, mas ainda cabe recurso.
Os argumentos do governo são de que a obra beneficiaria 26 milhões de brasileiros e de que o projeto prevê a preservação flora e da fauna, a transferência de comunidades afetadas e a manutenção da vazão do Rio Xingu.


Depois disso vc ainda acredita que a mazônia estaria bem nas mãos do Brasil? 

domingo, 3 de abril de 2011

Você sabia?



O Significado do Símbolo:


 
O círculo. Na simbologia das formas, representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. Assim, ele condiz com a proposta do próprio Conselho, somando e interligando valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos. O azul, usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a princípio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da biologia. A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia. A base de sua estrutura forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo.
Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo. Sua cor, não poderia ser outra, senão o verde, pois é a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.

A espiral, que se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso. O biólogo sempre deve buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na buca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.

O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para essas profissionais. Ao agregar valores de união e evolução à marca CFBio, busca-se demonstrar a forma dinâmica e pró-ativa de relacionamento do Sistema CFBio / CRBios com o biólogo e a sociedade.

Evolução?!

Sucesso Evolutivo

Posted by BG em 06/10/2009
As minhocas são a espécie de maior sucesso evolutivo 
Minhoca WormQuais serão as espécies com maior sucesso evolutivo no planeta? O ego levar-nos-á a pensar em nós próprios, os pessimistas pensaram nas bactérias, os mais dados a mitos pensarão nas baratas. Mas no novo livroWhat on Earth Evolved?, Christopher Lloyd faz as contas e chega a uma conclusão que agradaria a Charles Darwin, que também incluiu estes seres entre os seus vastos interesses: as minhocas.
As minhocas, diz o autor, um jornalista de ciência, ao jornal britânicoSunday Telegraph, sobreviveram a cinco grandes extinções de vida na Terra e tornaram a civilização humana possível, ao produzirem e fertilizarem o solo, onde nascem as plantas de que os animais, como nós, se alimentam.
“Nós só por cá andamos há uns 160 mil anos e o antepassado directo das minhocas surgiu há 600 milhões de anos”, comentou o autor, cujo livro é publicado no âmbito das comemorações dos 200 anos de Darwin e os 150 daTeoria da Evolução Através da Selecção Natural.
E quanto aos humanos, em que posição nos coloca Lloyd? Num honroso sexto lugar, depois de algas (que produzem oxigénio vital para nós e todos os outros animais respirarem) e de cianobactérias.
Mas ainda assim à frente dos corais, das leveduras, do vírus da gripe – e do fungo que dá origem à penicilina.
Fonte: Jornal Público


que saber mais?
http://bgnaescola.wordpress.com/category/novidades/

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Para descontrair só um pouquinho...



P/ quebrar o clima tenso dos últimos posteres!

Impactante...






 Se as imagens do tsunami te assutaram...sinta-se a vontade para se deseperar, isso é só o começo...
quando naõ respeitamos a natureza ela é capaz de se manisfestar de forma bem mais agressiva do que o ocorrido no japão e sabe de quem será a culpa?
 A culpa é das desestabilidades causadas pela ação humana em todos os sentidos.

Em que contribuo?



 vc está  fazendo sua parte?
como?
 não jogar lixo no chão já é um bom começo, não provocar queimadas em vão...não queime seu lixo...se na tua rua não há coleta ande um pouquinho e leve até um ponto de coleta...a Terra agradece!

Nosso lar?! Será?

 Hoje não damos muito valor toda área que nos cerca, achamos simplesmente que o nosso lar é uma casa feita de alvenaria ou no máximo o nosso bairro, será que podemos hoje olhar mais a nossa volta e perceber que o lar é o nosso planeta...? Como diz na propaganda da tv  "a Terra geme em dores de parto". Talvez vc já tenho se divertido com essa frase mas olhe um pouquinho a sua volta e tente perceber se não é a mais pura verdade, vc acha que a latinha de refrigerante que vc joga, hoje, pela janela do ônibus vai sumir que nem o milagroso bombril?(até parece)... Haha e a propaganda do refrigerante ainda dita que precisamos ser otimistas...reflita mais sobre o que ta manipulando seus pensamentos e ditando o que vai comprar...estamos nos tornando zumbis consumistas e sem nem nos preocupar no que essas atitudes irão influenciar no futuro(não tão distante), precisamos mesmo de todas essas maravilhas milagrosas da tecnologia? Não sou  contra a tecnologia, de jeito nenhum, é realmente uma maravilha podermos contar com toda parafernária de hoje, mas será que vc precisa mesmo de tudo que deseja comprar? Será que a idéia de desenvolvimento sustentável que está sendo vendida hoje é realmente a ideal?
 Que tal um exercício diferente hoje? Vamos exercitar o nosso cérebro e talvez sejamos pessoas melhores amanhã...